Regiões geoeconômicas: o Norte e o Sul - Geografia – Prof. Milton
Indicadores Sociais
Como
medir o desenvolvimento?
Diversos critérios
podem ser empregados para calcular o grau de desenvolvimento
económico e social de um país, uma região ou uma cidade. Mas é preciso
diferenciar desenvolvimento ou crescimento econômico do desenvolvimento humano
ou social O primeiro significa aumento da produção económica, do Produto
Interno Bruto (PIB) da produção de bens e serviços e da renda média das
pessoas, a renda per capita. O desenvolvimento social, ou humano, de respeito
principalmente á melhoria da qualidade de vida da população, por mero do
aumento da expectativa de vida, da escolaridade, da distribuição da renda do
acesso a saúde, a educação a água tratada, etc. Portanto, o crescimento
económico é uma condição necessária para o desenvolvimento humano. Conheça
alguns indicadores utilizados para avaliar o desenvolvimento económico e social
dos países
Distribuição social da renda
Um dos indicadores
usados para avaliar o desenvolvimento social de uma nação é a distribuição
social da renda. A renda média é apenas urna abstração, uma situação
hipotética, pois na verdade uma parcela da população tem urna renda maior e
outra parte dispõe de rendimentos mais baixos. Isso significa que é importante
conhecer como a renda nacional está distribuída entre os habitantes do país, já
que uma renda mal distribuída, muito concentrada em poucas mãos, vai resultar
em riqueza para urna minoria e em uma grande pobreza para a maioria da
população. Por sinal, essa é mais uma diferença entre os países desenvolvidos e
os subdesenvolvidos: enquanto nos primeiros, em geral, a distribuição social da
renda nacional é bem mais equilibrada, com desigualdades não muito
pronunciadas, nos países subdesenvolvidos, geralmente, existe maior
concentração da renda nas mãos de uma pequena parcela da população.
Isso é bastante
grave, já que nestes países a renda per capito é inferior à dos países
desenvolvidos, No Japão, cuja renda média foi de cerca de 38,4 mil dólares em
2017, os 10% mais ricos da população ficam com 21.7% da renda nacional, ao
passo que os 60% mais pobres ficam com 42,4% desse total. Em contrapartida, no
México, onde a renda per capita era de 8,9 mil dólares nesse mesmo ano, os 10% mais
ricos dispõem de 38,8% da renda nacional e os 60% mais pobres ficam com apenas
26,4% desse total. Basta fazer alguns cálculos para notar que a renda média dos
60% mais pobres no Japão continuava elevada - quase 27 500 dólares -, ao passo
que a renda média dos 60% mais pobres no México era de apenas cerca de 3960
dólares. Existem ainda muitos outros indicadores para avaliar o desenvolvimento
social e humano de um pais expectativa de vida, taxa de mortalidade infantil,
índice de alfabetização, anos de estudo de um adulto, leitura de livros por
pessoa, participação das mulheres no trabalho e na renda, número de médicos e
de leitos hospitalares para cada grupo de cem mil habitantes, índice de
corrupção, etc. Vamos examinar alguns deles.
Expectativa de vida
A expectativa ou
esperança de vida é a estimativa do número médio de anos que se espera que um
grupo de indivíduos nascidos em determinado ano viva, se mantidas as condições
sociais, ambientais e médico-hospitalares da sociedade em que se inserem. Essas
condições são expressas por taxas de mortalidade, condições de atendimento
médico-hospitalar, campanhas de vacinação, qualidade da água consumida, da
educação, índices de criminalidade, poluição, etc. Assim, quando essas
condições melhoram, há um aumento na expectativa de vida das pessoas.
Em alguns países,
como o Japão, a Suécia, o Canadá ou a Austrália, a esperança de vida de um
recém-nascido era, em 2017, de mais de 83 anos, ao passo que em países pobres,
como Serra Leoa, Zâmbia, Chade ou Nigéria, a expectativa de vida era de apenas
55 anos ou até menos.
Mortalidade infantil
Outro importante
indicador do desenvolvimento humano de uma sociedade é a taxa de mortalidade
infantil. É diferente do índice ou taxa de mortalidade geral, embora seja
calculada de forma semelhante. A taxa ou índice de mortalidade geral mede
quantas pessoas morrem por ano em cada grupo de mil. lá a taxa de mortalidade
infantil indica quantas crianças de até 1 ano de idade morrem por ano em cada
grupo de mil nascidas vivas. Algumas organizações calculam essa mortalidade
infantil em crianças de até 5 anos de idade.
As taxas de mortalidade infantil nos dão uma
ideia mais precisa do desenvolvimento social de um país do que as taxas gerais
de mortalidade. Isso porque nos países desenvolvidos a porcentagem de idosos em
sua população total é grande, resultado de uma elevada expectativa de vida, ao
passo que a maioria dos países pobres apresenta proporção pequena de idosos e
um grande percentual de jovens em sua população. As taxas de mortalidade
infantil nos países com menor grau de desenvolvimento são maiores do que nos
países desenvolvidos, pois as crianças com até 1 ano de idade são bastante
vulneráveis às condições de vida precárias. A alimentação e o atendimento médico-hospitalares
deficientes são fatores que colaboram para os altos índices de mortalidade
infantil.
Educação
Ha uma relação direta
entre educação e desenvolvimento: os países
mais desenvolvidos são que têm populações mais escolarizadas. Os países com os
menores graus de desenvolvimento apresentam sistemas escolares mais precários.
e boa parte de sua população é analfabeta ou não chegou a cursar equivalente ao
Ensino Médio ou Superior.
A escolaridade influencia muitos aspectos da
vida cotidiana das pessoas. Por exemplo, urna população mais esclarecida vive
mais e adoece menos do que urna população com nível educacional baixo, pois tem
acesso a noções de higiene e de alimentação saudável. A educação também
influencia a produtividade do trabalho e o desenvolvimento tecnológico de um
país, que depende de cientistas e técnicos com elevada escolaridade.
Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH)
Os estudiosos,
todavia, sempre alertaram que esses indicadores econômicos, embora importantes,
são insuficientes. Daí ter surgida um novo índice ou medida do desenvolvimento
humano ou social (e não apenas econômico) de cada sociedade: o índice de
desenvolvimento humano (IDH).
O IDH foi criado em
1990 e introduziu uma mudança significativa na maneira de medir o
desenvolvimento de um país, porque leva em conta também indicadores de saúde e
de educação. Ele passou a ser medido em praticamente todos os países do mundo —
com exceção dos poucos que não são membros da ONU ou os que em determinado ano
sofrem crises, guerras, etc. Consiste em uma média aritmética de indicadores
desses três campos da sociedade: economia (PIB e renda per capita PPC), saúde
(expectativa de vida) e educação (anos de estudo e expectativa de estudos de
uma criança).
Para definir o IDH de
cada país com base nos índices de economia, saúde e educação, calculou-se a
média dos números encontrados em uma escala que vai de O a 1. Jamais alcançado
por nenhum pais, o índice 1 corresponderia a uma situação perfeita, isto é,
taxas excelentes em todos os indicadores, como uma alta renda per capita PPC, toda a população adulta
com muitos anos de estudo e expectativa de vida altíssima. O índice 0, também
inexistente na prática, seria urna situação extremamente precária de baixíssima
expectativa de vida e renda média, além de altas taxas de analfabetismo, que
indicaria uma enorme pobreza. Fonte: Teláris – Ensino Fundamental
8ºano.
“Não há saber mais ou saber menos: há
saberes diferentes.”
Questionário/lista de exercícios
LISTA DE EXERCÍCIOS – Regionalização – Prof. Milton
Alun@:_________________________________________Data___/___/____
1)
Sabemos que para calcular o desenvolvimento de um país, diversos critérios são
empregados, também é preciso diferenciar desenvolvimento ou crescimento
econômico do desenvolvimento humano ou social. Escreva a diferença desses
dois fatores:
2)
Qual é a condição necessária para o desenvolvimento humano e social?
3)
Um dos indicadores usados para avaliar o desenvolvimento social de uma nação é
a distribuição social da renda. Qual é o motivo da renda média ser apenas uma
abstração, uma situação hipotética?
4)
“É importante conhecer como a renda nacional está distribuída entre os
habitantes do país”. Em que resulta uma renda nacional mal distribuída?
5)
Qual é a diferença entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos, em
relação à distribuição de renda, que o texto relata?
6)
Quais são os indicadores que o texto descreve; que são usados para o
desenvolvimento econômico e social dos países, além da distribuição de renda?
7)
Qual era a renda média no ano de 2017, do japonês e do mexicano?
8)
Defina o que é expectativa de vida.
9)
Quais condições sociais são expressas para considerar a expectativa de vida?
10)
No Japão e Nigéria, quais foram às expectativas de vida no ano de 2017?
11)
Como é feito o cálculo para determinar a taxa ou índice de mortalidade
infantil?
12)
Sobre Educação, escreva a relação direta entre educação e desenvolvimento, que
o texto relata.
13)
Quais são as influencias da educação no desenvolvimento de um país?
14)
O que significa IDH? Esse índice consiste em uma média de quais indicadores
para ser estipulado?
15)
O IDH é corresponde a uma escala que vai de 0 a 1. Por que tanto o “0” e o “1”
jamais são alcançado. Explique.
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