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7ª Série - Indicadores Sociais - Texto e questionário

Regiões geoeconômicas: o Norte e o Sul  - Geografia – Prof. Milton

Indicadores Sociais

Como medir o desenvolvimento?
Diversos critérios podem ser empregados para calcular o grau de desenvolvimento económico e social de um país, uma região ou uma cidade. Mas é preciso diferenciar desenvolvimento ou crescimento econômico do desenvolvimento humano ou social O primeiro significa aumento da produção económica, do Produto Interno Bruto (PIB) da produção de bens e serviços e da renda média das pessoas, a renda per capita. O desenvolvimento social, ou humano, de respeito principalmente á melhoria da qualidade de vida da população, por mero do aumento da expectativa de vida, da escolaridade, da distribuição da renda do acesso a saúde, a educação a água tratada, etc. Portanto, o crescimento económico é uma condição necessária para o desenvolvimento humano. Conheça alguns indicadores utilizados para avaliar o desenvolvimento económico e social dos países

Distribuição social da renda
Um dos indicadores usados para avaliar o desenvolvimento social de uma nação é a distribuição social da renda. A renda média é apenas urna abstração, uma situação hipotética, pois na verdade uma parcela da população tem urna renda maior e outra parte dispõe de rendimentos mais baixos. Isso significa que é importante conhecer como a renda nacional está distribuída entre os habitantes do país, já que uma renda mal distribuída, muito concentrada em poucas mãos, vai resultar em riqueza para urna minoria e em uma grande pobreza para a maioria da população. Por sinal, essa é mais uma diferença entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos: enquanto nos primeiros, em geral, a distribuição social da renda nacional é bem mais equilibrada, com desigualdades não muito pronunciadas, nos países subdesenvolvidos, geralmente, existe maior concentração da renda nas mãos de uma pequena parcela da população.
Isso é bastante grave, já que nestes países a renda per capito é inferior à dos países desenvolvidos, No Japão, cuja renda média foi de cerca de 38,4 mil dólares em 2017, os 10% mais ricos da população ficam com 21.7% da renda nacional, ao passo que os 60% mais pobres ficam com 42,4% desse total. Em contrapartida, no México, onde a renda per capita era de 8,9 mil dólares nesse mesmo ano, os 10% mais ricos dispõem de 38,8% da renda nacional e os 60% mais pobres ficam com apenas 26,4% desse total. Basta fazer alguns cálculos para notar que a renda média dos 60% mais pobres no Japão continuava elevada - quase 27 500 dólares -, ao passo que a renda média dos 60% mais pobres no México era de apenas cerca de 3960 dólares. Existem ainda muitos outros indicadores para avaliar o desenvolvimento social e humano de um pais expectativa de vida, taxa de mortalidade infantil, índice de alfabetização, anos de estudo de um adulto, leitura de livros por pessoa, participação das mulheres no trabalho e na renda, número de médicos e de leitos hospitalares para cada grupo de cem mil habitantes, índice de corrupção, etc. Vamos examinar alguns deles.

Expectativa de vida
A expectativa ou esperança de vida é a estimativa do número médio de anos que se espera que um grupo de indivíduos nascidos em determinado ano viva, se mantidas as condições sociais, ambientais e médico-hospitalares da sociedade em que se inserem. Essas condições são expressas por taxas de mortalidade, condições de atendimento médico-hospitalar, campanhas de vacinação, qualidade da água consumida, da educação, índices de criminalidade, poluição, etc. Assim, quando essas condições melhoram, há um aumento na expectativa de vida das pessoas.
Em alguns países, como o Japão, a Suécia, o Canadá ou a Austrália, a esperança de vida de um recém-nascido era, em 2017, de mais de 83 anos, ao passo que em países pobres, como Serra Leoa, Zâmbia, Chade ou Nigéria, a expectativa de vida era de apenas 55 anos ou até menos.

Mortalidade infantil
Outro importante indicador do desenvolvimento humano de uma sociedade é a taxa de mortalidade infantil. É diferente do índice ou taxa de mortalidade geral, embora seja calculada de forma semelhante. A taxa ou índice de mortalidade geral mede quantas pessoas morrem por ano em cada grupo de mil. lá a taxa de mortalidade infantil indica quantas crianças de até 1 ano de idade morrem por ano em cada grupo de mil nascidas vivas. Algumas organizações calculam essa mortalidade infantil em crianças de até 5 anos de idade.
 As taxas de mortalidade infantil nos dão uma ideia mais precisa do desenvolvimento social de um país do que as taxas gerais de mortalidade. Isso porque nos países desenvolvidos a porcentagem de idosos em sua população total é grande, resultado de uma elevada expectativa de vida, ao passo que a maioria dos países pobres apresenta proporção pequena de idosos e um grande percentual de jovens em sua população. As taxas de mortalidade infantil nos países com menor grau de desenvolvimento são maiores do que nos países desenvolvidos, pois as crianças com até 1 ano de idade são bastante vulneráveis às condições de vida precárias. A alimentação e o atendimento médico-hospitalares deficientes são fatores que colaboram para os altos índices de mortalidade infantil.

Educação
Ha uma relação direta entre educação e desenvolvimento:  os países mais desenvolvidos são que têm populações mais escolarizadas. Os países com os menores graus de desenvolvimento apresentam sistemas escolares mais precários. e boa parte de sua população é analfabeta ou não chegou a cursar equivalente ao Ensino Médio ou Superior.
 A escolaridade influencia muitos aspectos da vida cotidiana das pessoas. Por exemplo, urna população mais esclarecida vive mais e adoece menos do que urna população com nível educacional baixo, pois tem acesso a noções de higiene e de alimentação saudável. A educação também influencia a produtividade do trabalho e o desenvolvimento tecnológico de um país, que depende de cientistas e técnicos com elevada escolaridade.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Os estudiosos, todavia, sempre alertaram que esses indicadores econômicos, embora importantes, são insuficientes. Daí ter surgida um novo índice ou medida do desenvolvimento humano ou social (e não apenas econômico) de cada sociedade: o índice de desenvolvimento humano (IDH).
O IDH foi criado em 1990 e introduziu uma mudança significativa na maneira de medir o desenvolvimento de um país, porque leva em conta também indicadores de saúde e de educação. Ele passou a ser medido em praticamente todos os países do mundo — com exceção dos poucos que não são membros da ONU ou os que em determinado ano sofrem crises, guerras, etc. Consiste em uma média aritmética de indicadores desses três campos da sociedade: economia (PIB e renda per capita PPC), saúde (expectativa de vida) e educação (anos de estudo e expectativa de estudos de uma criança).
Para definir o IDH de cada país com base nos índices de economia, saúde e educação, calculou-se a média dos números encontrados em uma escala que vai de O a 1. Jamais alcançado por nenhum pais, o índice 1 corresponderia a uma situação perfeita, isto é, taxas excelentes em todos os indicadores, como uma alta renda per capita PPC, toda a população adulta com muitos anos de estudo e expectativa de vida altíssima. O índice 0, também inexistente na prática, seria urna situação extremamente precária de baixíssima expectativa de vida e renda média, além de altas taxas de analfabetismo, que indicaria uma enorme pobreza.      Fonte: Teláris – Ensino Fundamental 8ºano.

Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.”


Questionário/lista de exercícios

LISTA DE EXERCÍCIOS – Regionalização – Prof. Milton

Alun@:_________________________________________Data___/___/____
1) Sabemos que para calcular o desenvolvimento de um país, diversos critérios são empregados, também é preciso diferenciar desenvolvimento ou crescimento econômico do desenvolvimento humano ou social. Escreva a diferença desses dois fatores:
2) Qual é a condição necessária para o desenvolvimento humano e social?
3) Um dos indicadores usados para avaliar o desenvolvimento social de uma nação é a distribuição social da renda. Qual é o motivo da renda média ser apenas uma abstração, uma situação hipotética?
4) “É importante conhecer como a renda nacional está distribuída entre os habitantes do país”. Em que resulta uma renda nacional mal distribuída?
5) Qual é a diferença entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos, em relação à distribuição de renda, que o texto relata?
6) Quais são os indicadores que o texto descreve; que são usados para o desenvolvimento econômico e social dos países, além da distribuição de renda?
7) Qual era a renda média no ano de 2017, do japonês e do mexicano?
8) Defina o que é expectativa de vida.
9) Quais condições sociais são expressas para considerar a expectativa de vida?
10) No Japão e Nigéria, quais foram às expectativas de vida no ano de 2017?
11) Como é feito o cálculo para determinar a taxa ou índice de mortalidade infantil?
12) Sobre Educação, escreva a relação direta entre educação e desenvolvimento, que o texto relata.
13) Quais são as influencias da educação no desenvolvimento de um país?
14) O que significa IDH? Esse índice consiste em uma média de quais indicadores para ser estipulado?
15) O IDH é corresponde a uma escala que vai de 0 a 1. Por que tanto o “0” e o “1” jamais são alcançado. Explique.

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